Fórum Empresarial do Acre e Sefaz firmam parceria

Objetivo é a disponibilização de dados econômicos da Secretaria para estudos e análises

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) assinaram, na terça-feira, 26 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), um termo de cooperação que tem o objetivo a disponibilização de dados econômicos da Sefaz, mensalmente, ao Fórum referentes a preço de mercado, volume de vendas, importação e exportação, além de outras informações que possam subsidiar a elaboração de estudos e análises pertinentes para as áreas mencionadas no intuito de atender o Fórum e suas respectivas Câmaras Técnicas conforme a necessidade e pautas em andamento.

A celebração do termo visa ainda fortalecer a parceria entre o setor público e privado, reconhecendo a importância da colaboração mútua para o desenvolvimento econômico do Acre. Ao disponibilizar as informações, a Sefaz contribuirá significativamente para a qualidade e precisão das análises desenvolvidas pelas Câmaras Técnicas do Fórum. A parceria, obviamente, permitirá a formulação de estudos embasados e estratégias mais eficazes, promovendo um ambiente propício para o crescimento sustentável, atração de investimento e aprimoramento da gestão pública e privada.

O presidente da FIEAC e do Fórum, José Adriano, explicou que a parceria com a Sefaz é uma reivindicação antiga do setor produtivo do estado, feita por meio do Fórum, e desde 2016 a iniciativa trabalha para conseguir informações estratégicas para orientar o empresário sobre investimentos e novos projetos. O empresário destacou que o Fórum tem a incumbência de direcionar e discutir onde fica o melhor investimento.

“Agora, para nossa surpresa, a Sefaz nos trouxe uma proposta que traz muito mais informações, é um material muito rico em termos de informação e que deixou a gente muito animado com relação, principalmente, ao setor que mais cresce, que é o setor do agro. Estamos entusiasmados, muito felizes e esperamos que, nos próximos 30 dias, que é o prazo que a gente tem de consolidação da ferramenta, possamos começar a ter as primeiras informações a serem tratadas dentro do Fórum, passarmos para a fase de execução do tratamento desses dados e orientar os futuros investimentos”, acrescentou José Adriano.

O acesso eletrônico ao banco de dados da Sefaz será feito pelo Fórum com senha e login. Além do presidente José Adriano, a assinatura do termo contou com a presença da coordenadora Tíssia Veloso, do secretário de Estado da Fazenda do Acre, José Amarísio Freitas, do secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes, do diretor de administração tributária, Israel Monteiro, do chefe da Divisão de Sistemas Tributários Informatizados, Wanderson Fernandes, o chefe geral da Embrapa, Bruno Pena, e do pesquisador do Centro de Pesquisa Agroflorestal, Judson Valentim.

3

“A Sefaz detém as informações sobre compras e vendas de toda a produção acreana e de todo comércio. A gente disponibiliza a matéria-prima hoje, que é a informação, um dado bruto que vai ser trabalhado, para que novos investidores e os gestores públicos possam utilizar essa informação para tomada de decisão. Temos que sempre juntar as forças porque todos estamos em busca de melhorar e desenvolver mais nosso estado. É muito importante o papel do Fórum, das federações, das forças comerciais e do Sistema S. É uma construção feita a várias mãos”, ressaltou o secretário de Fazenda do Acre, Amarísio Freitas.

O chefe geral da Embrapa, Bruno Pena, disse que a parceria é muito importante porque, pela primeira vez, os dados da Sefaz serão transformados em informações. Para o gestor, essas informações detalhadas são importantes para os investidores locais e investidores internos.

“Vai ser muito mais simples e fácil a gente conhecer o tamanho das cadeias, o sistema de inovação, todos os dados do agronegócio, a produtividade, os dados consolidados de tudo que entra e sai no nosso estado. Então, isso vai gerar uma informação de muita qualidade e, sem dúvida, muitas instituições vão usar esses dados e vão poder, logicamente, tomar uma melhor decisão de investimento, qual cadeia investir e as projeções para um futuro de desenvolvimento do Acre, então, a gente fica bastante animado com essa parceria”, assinalou Pena.