Atuação da Cooperativa Mineral do Acre é discutida em Brasília

Presidente da Coopmac esteve com o senador Sérgio Petecão e com o diretor da Agência Nacional de Mineração, Caio Seabra Filho

O presidente da Cooperativa Mineral do Acre (Coopmac) e do Sindicato das Indústrias residente do Sindicato da Indústria de Extração de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral), João Paulo de Assis Pereira, esteve reunido nesta semana, em Brasília, com o senador Sérgio Petecão e o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, para consultar a agência e os setores competentes sobre como a cooperativa poderia operar legalmente com a comercialização da areia lavada e seus derivados a fim de conseguir a cessão definitiva dos direitos minerários de exploração já individualmente garantidos aos cooperados.

Segundo o senador, a resolução desses processos é urgente para que a cooperativa possa trabalhar dentro dos preceitos exigidos por lei. Também solicitou à ANM esclarecimentos sobre como será tratada a questão da aplicação da bitributação. Explicou que atualmente se emitem duas notas fiscais: uma, para fins de transporte da areia, da mina ao pátio da cooperativa; outra, na venda do minério pela cooperativa ao consumidor final, causando prejuízo à cooperativa.

Reuniao ANM

“A atividade desse setor é muito importante para a indústria da construção civil, pois colabora com a economia do estado e com a geração de emprego e renda, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população. Somos muito dependentes de recursos minerais para a realização de obras de infraestrutura e de construção civil. Portanto, precisamos ajudar o setor a trabalhar dentro da legalidade, e de forma justa, sem precisar pagar mais impostos do que o devido”, declarou.

O presidente da Coopmac e do Sindmineral externou sua gratidão pelo apoio do senador Sérgio Petecão e do diretor da ANM ao setor mineral do Acre. “Esperamos contar com essa importante ajuda para viabilizar as operações da nossa cooperativa, o que trará grandes benefícios às indústrias do nosso segmento e refletirá também em geração de emprego e renda no Acre”, ressaltou João Paulo.