FIEAC recebe secretarias para tratar sobre Compras Governamentais

A pauta das Compras Governamentais continua em alta tanto no setor produtivo quanto no âmbito do próprio governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis, recebeu representantes das secretarias de Estado para esclarecer sobre o assunto aos chefes das respectivas pastas, juntamente com o novo secretário de Indústria Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita. Também participaram do encontro os líderes sindicais José Afonso Boaventura (Sindigraf), Augusto Nepomucena (Sindmóveis), José Luiz Felício (Sinpal) e Francisco Agacis (Sindsorvetes) e representantes de outras instituições representativas do setor produtivo, como o Sebrae.

Reuniao Seict Compras 1 web

De acordo com Mesquita, a proposta da reunião foi contextualizar, tanto para secretários como para os empresários presentes, o objetivo do programa e sua importância para o Estado. “O governador Gladson Cameli tem buscado todos os mecanismos para apoiar o desenvolvimento e também recomenda muito que possamos integrar a maior quantidade de secretarias, de modo que cada uma possa planejar seus projetos de aquisições atendendo o programa da melhor forma”.

Reuniao Seict Compras 2 web

Para João Paulo, ver o programa se concretizar é muito importante para o estado, pois aquece e impulsiona a economia local. “Quando compramos produtos fabricados dentro do nosso estado, esse dinheiro circula pelo menos quatro vezes aqui dentro. Quando se compra produtos de fora, não acontece isso. Nossa esperança é que o Programa de Compras Governamentais se torne uma realidade para todos os segmentos industriais”, destacou.

O Programa de Compras Governamentais funciona por meio da modalidade de credenciamento. Após o lançamento do edital, as empresas interessadas apresentarão os documentos solicitados para se pré-habilitarem a fornecer os produtos demandados pelos órgãos ou entidades. A Secretaria de Estado de Indústria, Ciências e Tecnologia (Seict) é a responsável pelos procedimentos administrativos da iniciativa.

Reuniao Seict Compras 3 web