Curso na FIEAC orienta empresários sobre gestão de SST na era do eSocial

11 Julho 2017 In Notícias
Capacitação foi ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho Cláudia Pellegrinelli Capacitação foi ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho Cláudia Pellegrinelli Foto/Unicom

Com o objetivo de apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando os pontos relacionados à gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST), a FIEAC, em parceria com sindicatos industriais do Estado e Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu nesta terça-feira, 11, na Casa da Indústria, um curso que teve como tema “Como fazer a gestão de SST na era do eSocial? ”.

A capacitação foi ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho Cláudia Pellegrinelli. Ela destacou que o curso, de iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e da CNI, foi desenvolvido em função da necessidade de empresas conhecerem melhor esse novo sistema tributário.

“Algumas empresas hoje acreditam que essas normas não irão valer, entretanto, todos devem saber que essas mudanças já passarão a funcionar a partir de janeiro de 2018. E as questões de saúde e segurança impactam em mais de 30% nos eventos previstos no eSocial, por isso, é essencial conhecer todas essas questões”, frisou Pellegrinelli.

Pela ótica da consultora, é extremamente relevante que toda a diretoria, chefia e donos de empresas tenham total domínio sobre os diferentes pontos do eSocial. “Esse sistema irá impactar em cobranças de impostos e a previsão de arrecadação da Receita Federal é muito grande em relação a isso. Então é preciso se organizar e criar um sistema de gestão compatível para conseguir atender o eSocial”, complementou.

Ana Karen Guimarães, representante da empresa Estágio Confecções, participou do curso e ressaltou que adquiriu uma série de conhecimentos. “A consultora abordou muitos aspectos que desconhecíamos. Acredito que essas informações não são apenas de competência do setor de RH [recursos humanos] ou contabilidade, mas devem ser de interesse do proprietário da empresa e de todos os funcionários. Já estou vendo a real necessidade de algumas demandas que terei que implantar e fazer com que todos entendam seus pontos positivos para a empresa e para cada empregado”, salientou Guimarães.

Quem também se mostrou satisfeita por participar do curso foi Kássia Agiolfi, representante da cerâmica João de Barro. “Foi muito importante a capacitação, pois teremos a unificação de todos os setores que são importantes para a empresa e com isso temos que ter um conhecimento aprofundando sobre o eSocial. Se pudermos verificar tudo o que está certo ou errado, já conseguiremos antecipar e ir corrigindo o que for necessário para futuramente evitar maiores problemas com o novo sistema”, pontuou Agiolfi.

O curso sobre como fazer a gestão de SST na era do eSocial faz parte de uma série de capacitações que estão sendo ofertadas por meio da parceria entre sindicatos industriais do Estado, FIEAC e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os próximos terão como tema “Como pagar menos tributos?” e “Como lidar com as Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria?”, sendo realizados, respectivamente, nos dias 10 e 22 de agosto, na Casa da Indústria. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (68) 3212-4282, 3212-4249 e 99602-8843.

Sobre o PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias, as federações estaduais e a CNI. O programa atua em cinco eixos: Relacionamento sindical, formação de líderes e executivos sindicais, gestão e comunicação sindical, inteligência sindical e serviços dos sindicatos.

4 fieac web

Você está aqui: Home Imprensa Notícias Curso na FIEAC orienta empresários sobre gestão de SST na era do eSocial